GASTRONOMIA EM CAMARÕES

Clarice Nishigaki

Clarice Mieko Nishigaki

Natural de Tupã (SP) veio para a capital paulista na adolescência. Desde criança alimenta o interesse pela gastronomia.


Autodidata, a criativa e inventiva chef desenvolvia suas receitas inusitadas em sua residência. Os elogios recebidos a motivaram a abrir em 2006, seu Ateliê Gastronômico Tomates & Bananas, voltado exclusivamente para o preparo de pratos de camarões selvagens, graúdos, da espécie “rosa”. Em seu ateliê elabora, prepara e executa, pratos de sua criação, tendo servido mais de 15 mil, preparados artesanalmente um a um.


O método criativo e gastronômico da Chef é fruto de suas vivências. É exímia na escolha, limpeza, recebimento e acondicionamento de sua matéria prima: os camarões selvagens da espécie “rosa”. No menu de seu ateliê oferece 21 sugestões. Em cada receita é servido 320 gramas da iguaria. A qualidade, textura, sabor e aparência do crustáceo reflete-se no resultado final das criações da Chef, todas preparadas pessoalmente, como se fosse na cozinha de sua casa.


Os insumos que Clarice Nishigaki faz uso dão um toque pessoal às suas receitas. Na cozinha intimista de seu ateliê, mostra todos seus temperos cultivados em seu próprio quintal e outras especiarias. Assim, os exemplares enormes de camarão “rosa” ganham sabor caseiro. É o caso dos sais aromatizados preparados pela própria chef, como o de gengibre, laranja ou limão com ervas. A precursora inovação a inspirou em outras combinações. Clarice Nishigaki utiliza ainda sais gourmet como Flor do Sal, Negro do Hawaí, Azul do Irã entre outros.


A vertente criativa da chef é estampada na sobremesa inusitada “Tomates & Bananas”, que traz tomate sweet grape e banana gratinados, servido com sorvete de manjericão e regado com um fio de azeite extra virgem.